A prefeitura de Louveira fechou o Parque Luigi Martini por 15 dias. A decisão foi tomada depois da notificação de um caso suspeito de febre maculosa em uma criança, que está internada na Santa Casa da cidade, e que frequentou o espaço há aproximadamente 15 dias.
O parque tem presença de capivaras, principais hospedeiras do carrapato-estrela, que, quando contaminadas com a bactéria, podem transmitir a febre maculosa para os humanos.
A orientação da Vigilância Epidemiológica da cidade é que, se alguém esteve próximo de locais com mata e rios, e apresente algum sintoma, procure atendimento médico o quanto antes nas Unidades de Pronto Atendimento ou postos de saúde.
Sobre a criança, a prefeitura informou que o estado de saúde dela é considerado estável.
A principal forma de proteção é evitar contato com carrapatos. Se a permanência em áreas de mata for inevitável, utilize roupas claras (para visualizar o carrapato mais facilmente), mangas compridas, botas, calças com elástico na barra, e se passar em área de risco, fazer uma busca pelo carrapato a cada 1 hora e removê-lo imediatamente do corpo.
Se uma pessoa esteve em uma área com vegetação, rios ou com presença de capivaras, e sentir algum dos sintomas citados abaixo, procure atendimento médico o quanto antes.
Na consulta, informe que esteve recentemente nesses locais.