A empresa responsável pela produção da alimentação distribuída no bandejão da Unicamp negou que uma moeda estivesse no meio da comida entregue aos interessados na última segunda-feira, quando um aluno publicou nas redes sociais uma foto da moeda no meio da alimentação.
Em nota, a “Soluções” informou que o objeto seria facilmente encontrado em qualquer etapa da preparação, e que não seria possível chegar ao consumidor final.
A empresa explicou que, antes do preparo, é feita uma seleção manual dos grãos. O quadro técnico do restaurante universitário é composto por nove nutricionistas e três técnicas em nutrição, que supervisionam o processo de produção dos alimentos.
Uma delas, ainda segundo a companhia, atua exclusivamente na área de qualidade.
Responsável pelo Restaurante Universitário da Unicamp desde setembro do ano passado, e alvo de críticas de estudantes e frequentadores do local, a empresa afirma que a moeda seria percebida no momento que o alimento fosse colocado na bandeja, por causa do barulho.
O que diz a Unicamp:
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em vista das denúncias realizadas à imprensa no dia 19/06, esclarece o seguinte.
A Soluções Serviços Terceirizados é a empresa contratada para a prestação de serviços de alimentação, incluindo aí a compra de gêneros alimentícios, a produção, o armazenamento e o transporte de refeições e a manutenção preventiva e corretiva das instalações e equipamentos de nossos restaurantes. A contratação foi realizada mediante licitação da qual participaram outras 15 empresas.
A fiscalização do contrato referente a essa prestação de serviço (Contrato 110/22) é de responsabilidade do Grupo Gestor de Fiscalização instituído pelo reitor por meio da Portaria 98/22.
O grupo tem por missão acompanhar a execução do contrato, fiscalizando a realização diária do serviço e o cumprimento das cláusulas contratuais.
O grupo é composto por nutricionistas, engenheiros e técnicos administrativos pertencentes à Prefeitura do Campus e à Diretoria Geral de Administração da Unicamp.
O Grupo Gestor de Fiscalização criou uma metodologia de fiscalização a ser observada pela Divisão de Alimentação da Unicamp, órgão responsável por, no caso de alguma irregularidade na execução dos serviços, identificá-la no Relatório Diário, que é entregue à empresa contratada diariamente.
Fatos como o relatado pela imprensa no dia 20/06 são imediatamente notificados à empresa contratada para que ela apresente os devidos esclarecimentos e justificativas.
Cabe esclarecer que a Unicamp mantém canais abertos para recebimento de reclamações e denúncias sobre a prestação dos serviços contratados, como a Ouvidoria e um serviço da Prefeitura.
Ressaltamos que, até a presente data, esses órgãos não receberam nenhuma reclamação sobre o assunto.
A Unicamp continua à disposição para prestar eventuais esclarecimentos.