Ouça ao vivo

Ipem detecta produtos com peso a menos em fiscalização

Foto: Ipem

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo flagrou algumas irregularidades em produtos que são vendidos com maior frequência durante as festas juninas.

Durante a operação “Pula Fogueira”, realizada esta semana pelo órgão, os produtos comercializados em diversos estabelecimentos das regiões de Campinas, Bauru, São Carlos, Ribeirão Preto e São Paulo detectou que algumas fabricantes não estão seguindo algumas ordens e há falhas no processo de produção.

Em Campinas, por exemplo, foram analisadas 13 embalagens de uma marca específica de coco ralado. Em duas delas, o peso real era menor do que o indicado na embalagem.

Em uma embalagem de 100g, por exemplo, os fiscais encontraram apenas 85g do produto. A fabricante fica no Rio Grande do Norte.

Já no caso de um pacote de bananada de 115g, produzida em São José do Rio Pardo, das 20 embalagens analisadas, cinco estavam com peso menor que o indicado. Uma delas tinha 13g a menos.

Nas fiscalizações das cinco regiões, 38% dos produtos apresentaram algum tipo de divergência. Em 2022, a mesma operação encontrou erros em 43% dos produtos fiscalizados.

As empresas autuadas pelo Ipem têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. Se as defesas não forem apresentadas ou as justificativas não forem aceitas, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.