Ouça ao vivo

Justiça intima Limeira a comprovar exames em capivaras no Pq. Ecológico

Foto: Reprodução/EPTV

A Justiça de Limeira intimou a prefeitura da cidade a comprovar a realização de exame de sorologia em capivaras presentes no Parque Ecológico do Jardim do Lago.

No local, vive um grupo de cerca de 40 animais.

A intenção é identificar se elas são hospedeiras do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa.

A cidade registrou em março deste ano a morte de uma pessoa de 17 anos pela doença. Cinco casos ainda estão em investigação na cidade. No ano passado, foram três mortes.

Em outubro de 2022, a Justiça tinha determinado que a administração municipal apresentasse um cronograma para a realização dos exames. Já no último dia 5, intimou a prefeitura a apresentar o resultado do exame de sorologia.

As medidas foram tomadas em uma ação civil pública movida pela Associação de Moradores de Amigos do Jardim Aeroporto contra a prefeitura.

Quando ajuizou o processo, em 2018, a associação pedia a remoção dos animais do local.

A Secretaria de Saúde da cidade informou que há um processo de autorização para manejo das capivaras junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, mas que ainda não há autorização da pasta para esse procedimento.

No entanto, não respondeu se já realizou o exame de sorologia, seu resultado ou quando o apresentará à Justiça.

Já a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo comunicou que o caso de Limeira tem sido acompanhado por meio de contatos contínuos com os coordenadores municipais de vigilância em saúde, além do monitoramento de carrapatos-estrela na localidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.