Mutirão atende 400 pessoas em situação de rua no Largo do Rosário

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

O mutirão “Pop Rua Jud Campinas” ocorre em parceria com a prefeitura e diversas instituições públicas ONGS, e é coordenado pela Justiça Federal. São mais de 30 serviços de cidadania oferecidos para pessoas em situação de rua no Largo do Rosário, no Centro de Campinas. Marisa Santos, desembargadora federal e presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), conta que a maior demanda nesta quinta-feira (15) foi por alimentação.

Serviços de saúde também são ofertados, como vacinação, testes rápidos para covid e outras doenças, corte de cabelo, entre outros. Marisa Cucio, juíza federal e coordenadora do projeto ‘Pop Rua Jud’, fala sobre o serviço assistencial.

Após triagem e alimentação, os participantes são encaminhados para outros serviços. É feita uma entrevista pra saber se a pessoa já trabalhou, se pode ter saldo no FGTS ou outros benefícios retidos, se tem cadastro no INSS, ou direito a outros auxílios assistenciais. Em 2023, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região já atendeu mais de 30 mil pessoas em mutirões em São Paulo e outras cidades do interior, além de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A coordenadora do mutirão em Campinas afirma que a metrópole teve aumento da população de rua após a pandemia, e atrai pessoas de outras cidades menores da região.

Durante esta quinta-feira (15), 400 pessoas foram atendidas. O mutirão segue nesta sexta-feira (16), das 10h às 16h, no Largo do Rosário, no Centro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mulher fica gravemente ferida em colisão entre dois carros na Santos Dumont, em Campinas 

CIEE oferece mil vagas de estágio e aprendizagem nesta segunda-feira

Passarela às escuras causa insegurança às margens da rodovia SP-101, em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.