Os pais de um menino de cinco anos afirmam que a criança ficou com uma gaze dentro do corpo após uma cirurgia realizada na Santa Casa de Limeira. Eles registraram uma denúncia contra a instituição de saúde nesta semana. A criança havia passado por uma cirurgia de remoção de adenoides, que é realizada pela boca.
No pós-operatório a criança sentiu dores, teve perda de apetite e febre. Segundo a família, na consulta que já estava agendada após a cirurgia, o médico informou que as reações eram normais, principalmente nos três dias seguintes à cirurgia. Porém, segundo a mãe da criança, Patrícia Godoy, os sintomas apareceram depois. “Só que eu estranhei porque não aconteceu no começo, estava já no final, quase 7 dias de cirurgia e ele tinha um retorno, chegando lá o médico examinou e falou que estava bem, e eu falei para ele que ele estava com odor, e era forte, você não conseguia ficar perto dele. Questionei ele, ele falou que era normal, que era da cirurgia.”
Depois da consulta, ocorrida na terça-feira (27), a criança e a mãe foram para casa. E foi aí que houve a descoberta sobre a gaze. “Chegou em casa, eu fiz um purezinho, e dei pra ele, aí fui pra cozinha, quando eu cheguei na cozinha, só ouvi um barulho, quando eu olhei pra trás ele já estava com a mão erguida, tipo pedindo um socorro, sem ar. Foi desesperador, tentando por pra fora, e foi que eu peguei na cintura dele, apertei, aí foi que ele botou pra fora, e saiu negócio preto, junto com a baba, saiu na pia, aí falei pra meu marido, ‘pega né?’ No que ele abriu, era um tufo de gazes.”
A diretoria da Santa Casa de Limeira afirmou em nota que todas as medidas internas já foram iniciadas na quarta-feira, e que todos os setores competentes estão envolvidos nestas medidas de apuração e identificação para posteriores eventuais outras ações. A nota afirma ainda que, paralelamente, protocolos estão sendo revistos, e que a criança foi acolhida ao retornar ao Pronto-Socorro, e que após a realização de exames foram verificadas boas condições, e por isso a criança foi liberada.
*Com informações da EPTV