Ouça ao vivo

Polícia investiga possibilidade de relação entre latrocínios

Reprodução/EPTV

A Polícia Civil investiga se existe ligação entre os dois casos de latrocínio que aconteceram em menos de 48 horas em Campinas no último final de semana. As duas vítimas são homens que estavam pilotando motos de altas cilindradas.

No primeiro caso, na sexta-feira, o pesquisador João Leandro Brito, de 39 anos, morreu depois de ser baleado nas costas no distrito de Barão Geraldo. De acordo com testemunhas o pesquisador estava em uma moto BMW quando foi abordado por outros dois motociclistas que passavam pela rua.

O garupa de uma das motos teria anunciado o assalto dizendo “para ou morre”, segundo uma das testemunhas, e ao virar a esquina a vítima caiu da motocicleta.

Já na noite deste domingo um homem de 25 anos morreu após ser baleado em uma tentativa de assalto, no Jardim Morumbi. Ele também estava com uma moto de altas cilindradas quando foi atingido com três tiros nas costas. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. A moto ainda estava no local do crime quando os policiais chegaram e ela passou por perícia.

Professor da Faculdade de Direito do Mackenzie e promotor de Justiça do Gaeco ( Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de SP, Fábio Bechara aponta que os desmanches irregulares e o comércio ilegal de peças de motos favorecem o cometimento desse tipo de crimes.

Bechara explica ainda que cabe ao consumidor se conscientizar de que ele pode estar colaborando com um ciclo criminoso.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de furto de veículos abril deste ano já supera o do ano passado. Foram 1.172 ocorrências de janeiro a abril de 2023 contra 1.111 no mesmo período de 2022.

O número de roubo de veículos porém caiu. Foram 520 casos este ano de janeiro a abril, contra 654 no mesmo período do ano passado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.