O pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), João Leandro Brito Neto, de 39 anos, morreu depois de ser baleado nas costas, na nesta sexta-feira no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A polícia investiga se o crime foi um latrocínio, roubo seguido de morte.
De acordo com o relato de testemunhas à investigação, o pesquisador estava em uma moto BMW quando foi abordado por outros dois motociclistas que passavam pela rua.
O garupa de uma das motos teria anunciado o assalto dizendo “para ou morre”, segundo uma das testemunhas, e ao virar a esquina a vítima caiu da motocicleta.
A Polícia Civil informou que indícios de que os assaltantes o abordaram para tentar roubar a moto. O pesquisador acelerou, foi perseguido e baleado pelos criminosos, que fugiram.
O CNPEM emitiu nota lamentando a morte do pesquisador João Leandro Brito Neto. Segundo o órgão, era colaborador extremamente querido no CNPEM. Esse falecimento é sentido não apenas por sua equipe de trabalho, nas linhas de luz do Sirius, mas por toda a organização.
Os assaltantes ainda não foram localizados.