Campinas vai completar o ducentésimo quadragésimo nono aniversário no dia 14 de julho. São 249 anos de uma cidade próspera, que se tornou um destaque regional em muitas áreas, como a educação, a alta tecnologia, a logística…
Com 1 milhão 138 mil habitantes, Campinas tem mais gente que capitais, como São Luis, Maceió, Campo Grande, Teresina e João Pessoa. É a terceira maior do Estado e a segunda maior do interior, se é que podemos considerar Guarulhos como interior, por estar tão colada à capital.
Tanta gente, tanta correria… E tantos problemas.
Há quase 32 anos contando esses problemas da cidade, a CBN Campinas começa, a partir da próxima segunda-feira, uma série de reportagens para falar sobre as questões que envolvem o nosso município. Vamos falar sobre a saúde, com a baixa adesão às campanhas de vacinação. A da gripe é só um exemplo, como relembrou mais uma vez a Chaula Vizelli, coordenadora do programa de imunização de Campinas.
Ainda na saúde, a nova administração de recursos humanos das Unidades de Pronto Atendimento parece ter melhorado o serviço, conforme constatado pela nossa reportagem. Será que existe a intenção de trazer isso para os demais centros de saúde? Segundo a pasta, não. Mas, o diretor de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, Steno Pieri, afirma que essa ‘terceirização’ acabou por gerar mais oportunidades do que apenas as escalas completas.
Também vamos passar pelo transporte público. Por mais que a prefeitura diga que o BRT está 96% concluído, a região do Ouro Verde sofre com a obra inacabada, e a queda de braços entre secretaria de Infraestrutura e Shopping Parque das Bandeiras, como contou o secretário de Infraestrutura Carlos José Barreiro.
O número de moradores de rua, que está próximo ao milhar, e as dificuldades que a Assistência Social tem que lidar com essa questão também são temas de uma reportagem. Vandecleya Moro, titular da pasta, listou vários trabalhos realizados em Campinas, mas diz que o trabalho tem que ser em conjunto.
A cidade tem problemas, claro. Mas também muitas coisas boas. Vamos falar dos trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Territorial, o Instituto Agronômico de Campinas, o Instituto de Tecnologia de Alimentos, esporte e lazer.
A partir de segunda, no CBN Campinas e no Estúdio CBN.