Criada antes da Lei de Inovação Tecnológica do Brasil e uma das pioneiras entre as universidades brasileiras, a Inova Unicamp, Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas, completa 20 anos em 2023. O aniversário é marcado por uma série de conquistas: para se ter ideia, a Inova dobrou o número de licenciamento de tecnologias logo no primeiro ano de atividades. Até agora, contabiliza 298 contratos assinados de transferência de tecnologias, com retorno de quase R$ 2 milhões para os inventores, suas unidades de origem e a Unicamp. O professor Renato Lopes, diretor associado da Inova, comenta que a atuação já rendeu à Unicamp o título de universidade mais empreendedora do país, em 2021.
A nova sede foi inaugurada em 2020, ano do início da pandemia da covid-19, mas o trabalho não parou. Já o último ano foi marcado pela aprovação de novos convênios da Inova Unicamp com diversos setores, com número recorde na história da agência.
Além dos talentos da universidade, a localização em Campinas também favoreceu o resultado positivo, segundo o professor. Para o professor, a agência tem se colocado como um dos maiores celeiros de empresas filhas e de desenvolvimento de novas tecnologias, mas ainda pode ampliar seu parque tecnológico, com novas startups.
De 2004 a 2021, a agência já analisou 1.587 invenções vindas de seus docentes, pesquisadores e alunos, além de ter possibilitado o depósito de 1.093 patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que representa 85,6% do portfólio da Unicamp.
A Agência também realiza um mapeamento anual de empresas-filhas da Unicamp, com aumento de 895% no número de empresas cadastradas, com 1.293. Mais de mil delas estão ativas no mercado e geraram 44.624 empregos diretos, somando faturamento anual de R$19,3 bilhões em 2022.