O Centro de Encomendas Internacionais do país inaugurado em Valinhos é o primeiro fora de uma capital, e promete desafogar o volume de remessas que chegam do exterior ao Brasil, agilizando as entregas. Existem outras três unidades que recebem cargas internacionais, instaladas em Curitiba, São Paulo e no Rio de Janeiro. As encomendas que chegam do exterior são encaminhadas dos aeroportos a um desses centros.
O novo posto fica a cerca de 20 quilômetros do Aeroporto de Viracopos, às margens da Rodovia Anhanguera, escolha que segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, foi estratégica.
O delegado adjunto da alfândega do Aeroporto de Viracopos, Emanuel Henrique Boschetti, explica que a Receita Federal terá equipes no novo centro de distribuição, que farão a triagem e fiscalização das encomendas que chegam do exterior. Para isso, foi necessário ampliar a equipe.
A nova unidade em Valinhos também favorece a rota de cargas internacionais que chegam pelo Aeroporto de Guarulhos. O ministro das comunicações do Brasil, Juscelino Filho, acompanhou a inauguração, na tarde desta terça-feira (18).
Com a novidade, a expectativa é que as encomendas que chegam em Guarulhos e Viracopos não precisem deixar o estado de São Paulo antes de chegar aos consumidores, agilizando as entregas. O posto de Valinhos terá capacidade para receber 60 mil entregas por dia, e começará a operar na próxima segunda-feira (24).