Ouça ao vivo

Cresce procura de mulheres e estrangeiros por cursos do Ceprocamp

Ceprocamp Campo Belo - Guilherme Leal/CBN Campinas

As mulheres têm buscado mais oportunidades de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Ceprocamp. O dado foi divulgado na manhã desta terça-feira (11) durante apresentação na nova sede do centro no bairro do Campo Belo.

Desde 2021, o número de mulheres atendidas sempre foi praticamente o dobro em relação aos homens e no primeiro semestre de 2023 a tendência se manteve. Foram 2.061 fazendo cursos e 1.064 homens.

Andréa Jaconi, gerente na área de educação profissional, explica que os cursos oferecem possibilidade de recomeço e cuidado para muitas mulheres.

Outro número que tem crescido e chamado atenção é dos estrangeiros matriculados. No primeiro semestre de 2021 foram 11, já em 2022 20 e neste ano foram 37. O secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, afirma que esse crescimento de pessoas de fora do Brasil, principalmente pessoas que vem tentar a vida por aqui, tem crescido também na rede municipal de ensino.

São pessoas como a jovem Ana André Nicolau de 23 anos. Ela veio de Angola com mais 4 irmãos e já fez dois cursos do Ceprocamp. No momento está fazendo inglês de olho em uma oportunidade de emprego. Ela diz que se surpreendeu com a qualidade do ensino e acolhida que recebeu.

O novo espaço do Ceprocamp do Campo Belo deve ser inaugurado oficialmente no dia 29 deste mês. O projeto conta com infraestrutura moderna para receber alunos de cursos de informática básica, auxiliar de logística, cuidador de idosos, além de cinco turmas do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.