Ouça ao vivo

Prefeitura de Campinas muda propaganda após possível caso de racismo

Foto: Reprodução

Após críticas sobre suposto racismo na web, a prefeitura de Campinas alterou um vídeo publicitário que havia sido divulgado em rede social sobre o aumento de câmeras no sistema de monitoramento municipal com objetivo de combate à violência.

A gravação inicial usou somente abordagens de pessoas negras pela Guarda e, com isso, internautas se posicionaram contra ela.

O Ministério Público decidiu abrir uma apuração preliminar sobre o caso.

O vídeo da administração usa a palavra “Attenzione” no texto para mencionar que o programa atingiu a marca de 1,1 mil câmeras de segurança privada que aderiram ao “Monitora Campinas”.

A expressão ganhou força desde a última semana, em redes sociais, por conta do alerta feito por uma mulher a turistas em Veneza, na Itália, sobre crimes na região. “Attenzione pickpocket!” ou “Attenzione borseggiatrici!” significam, em português, “atenção, batedores de carteira!”.

A gravação usada pela prefeitura mostra pessoas negras em diferentes abordagens da Guarda.

O promotor de Justiça Daniel Zulian analisou o vídeo e que vai pedir esclarecimentos à prefeitura sobre a campanha. É uma apuração preliminar sobre o caso.

Em nota, a prefeitura informou nesta tarde que faria reedição do vídeo sobre a operação das câmeras, o que foi confirmado por volta das 19h.

O novo material mostra, desta vez, um homem branco entre as pessoas abordadas pela corporação.

A assessoria, porém, alegou antes da mudança que o “vídeo não é sobre raça, mas sobre o crime, e que as câmeras não registram a cor, mas o ato de violência cometido”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.