Ouça ao vivo

Campinas inicia concretagem em paradas do Corredor de Ônibus

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Os buracos do Corredor Central de Campinas se tornaram tão grandes que os ônibus tem que desviar para a faixa dos carros. A cena é comum, especialmente durante o horário de pico, e trava o trânsito na região central. Os dois pontos mais críticos ficam nas avenidas Dona Libânia e na Orosimbo Maia, onde os buracos e afundamentos de solo estão ao longo de toda a faixa exclusiva. Pra evitar acidentes, os motoristas saem da faixa da direita. No início de abril, a CBN Campinas relatou o problema.

Na época, a Prefeitura de Campinas informou que faria a troca do pavimento atual por um mais rígido, de concreto, já que o solo do local é de lodo. A obra estava prevista para acontecer entre maio e junho, meses com menor incidência de chuva. Porém, no início de agosto, apenas um trecho de umas das faixas exclusivas da Avenida Anchieta recebeu a nova concretagem, e está parcialmente interditado.

Em nota, a Emdec, responsável pelo trânsito em Campinas, informou à reportagem da CBN que a fase atual de obras de concretagem de pontos de parada do transporte público coletivo também incluiu um ponto na rua Irmã Serafina, entre a Ferreira Penteado e Conceição; e outro na avenida Anchieta, na aproximação da Dona Libânia.

As obras são fruto de contrapartida de polos geradores de tráfego, com cronograma a ser definido pelo empreendedor. O papel da Emdec, neste caso, é indicar os locais a serem contemplados. Estes dois pontos serão liberados para circulação nos próximos dias, a depender do tempo de cura do concreto.

A concretagem do piso de pontos de parada tem o objetivo de evitar o desgaste devido à circulação dos ônibus e reduzir a necessidade de manutenções. Ao contrário do pavimento asfáltico, o concreto não sofre desgaste pelo contato com óleo diesel.

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Mais de 70 linhas de ônibus de Campinas passam pelo Corredor Central, a maioria, pelo trecho da Avenida Dona Libânia. São mais de 100 ônibus por hora que passam pelo trecho. O córrego que corta a avenida é um dos braços do Córrego Serafim, que também passa pela Orosimbo Maia.

O corredor viário fica no Centro de Campinas, nas avenidas Anchieta, Orozimbo Maia, Senador Saraiva, Morais Sales e Irmã Serafina, com o objetivo de priorizar o transporte coletivo e ordenar o trânsito na região central da cidade. Todas as avenidas do Corredor Central têm sentido único nas duas pistas, girando em sentido anti-horário.

A Emdec afirmou ainda que nos pontos mencionados, o pavimento é afetado pela proximidade com o córrego, mas não responde pela previsão de recapeamento das vias. No. Em outra frente, a Emdec trabalha no processo de licitação que contemplará outros locais com a implantação de pavimento de concreto junto a pontos de parada de ônibus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.