Sorvete de lavanda, parque de diversões e cultura holandesa. Só mesmo a Expoflora de Holambra poderia reunir elementos tão diferentes no mesmo espaço. Com 40 anos de tradição, a festa começa nesta sexta-feira 25 de agosto e vai até 24 de setembro, sempre aos finais de semana. Entre as novidades desta edição está um sorvete feito a base de lavanda. A flor é mais associada aos produtos de limpeza, mas também pode ser usada em alimentos, como explica Carina Tácola coordenadora da mostra de paisagismo do evento
De acordo com os organizadores a expectativa é que cerca de 400 mil pessoas passem pela feira. Alta de 23% em comparação com o ano passado quando foram 325 mil visitantes. A feira também vai comemorar os 165 anos anos da imigração holandesa no Brasil e os 75 anos da imigração em Holambra.
A Expoflora também movimenta a economia da região e do estado, presente à cerimônia de abertura, o vice-governador de São paulo Felício Ramuth falou sobre a importância econômica do evento. Ele foi cobrado pessoalmente para que seja feita a duplicação da vicinal que até a rodovia Campinas/Mogi.
Além da força econômica e da importância política, o evento conta ainda com espaço ‘instagramável’ para quem quiser tirar fotos e postar nas redes sociais, além de 18 jardins produzidos por arquitetos e paisagistas. Os visitantes também poderão conferir cerca de 4 mil variedades de 300 espécies de plantas diferentes.