Criança tem suspeita de maculosa após passeio na Pedreira do Chapadão

Foto: Guilherme Pierangeli

A família esteve na Pedreira do Chapadão, em Campinas, na última segunda-feira, dia 31 de julho. No dia seguinte, a mãe, que preferiu não ser identificada, encontrou dois carrapatos no filho, de 6 anos. Horas antes, o menino reclamou de febre e fortes dores de cabeça.

Ela levou o filho ao centro médico, e a pediatra iniciou tratamento para febre maculosa. O resultado do exame de sangue sai em 90 dias e o caso é tratado como suspeito. A mãe relata que a criança está melhorando, mas ela se preocupa com outras pessoas que frequentam a Pedreira do Chapadão, reaberta recentemente.

A reportagem da CBN questionou a Prefeitura de Campinas sobre providências no parque. Em nota, as secretarias da Saúde e também de Serviços Públicos informaram que todo local que tenha carrapatos, capivaras ou cavalos é considerado área de risco. Os lugares públicos de Campinas que apresentam risco estão sinalizados, como é o caso da Pedreira, para que as pessoas não pisem na vegetação. Quem frequenta qualquer espaço de risco precisar seguir as orientações das autoridades sanitárias.

A administração municipal informou ainda que realiza constantes atividades de prevenção, e que adotou novas medidas de combate à doença, com a criação do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses e Zoonoses. Além disso, reforçou todas as ações de comunicação contra a febre maculosa nos parques públicos e centros de saúde nas imediações de áreas consideradas de risco.

Outra providência foi a sanção da lei municipal que obriga os estabelecimentos, produtores, promotores e organizadores de eventos em locais sujeitos à presença do carrapato-estrela a informar sobre o risco de febre maculosa.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Itatiba terá nova escola estadual de Ensino Médio após mais de 40 anos

Prefeitura de Limeira orienta troca de boletos após extinção da Emdel

Câmara vota projetos sobre incentivos fiscais e habitação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.