Ouça ao vivo

Especialistas e prefeitos avaliam que reforma desrespeita pacto federativo

Foto: Prefeitura de Valinhos

Em evento realziado em Campinas, prefeitos se mostram preocupados com reforma tributária e possível queda de receita de ISS

A reforma tributária da forma como está pode desconfigurar o pacto federativo firmado na Constituição de 1988. A afirmação e da professora da Facamp (Faculdade de Campinas) e especialista em Finanças Públicas, Fernanda Serralia. Ela foi uma das participantes do 1º Seminário de Gestão Pública que contou ainda com participação de prefeitos e outros estudiosos. Para a professora, os deputados não estão pensando na compensação dos municípios.

Por meio da Frente Nacional dos Prefeitos, os administradores têm se movimentado para conseguir a revisão do texto no Senado. O secretário de Finanças de Campinas, Aurilio Caiado, afirma que a reforma rebaixa e diminui a autonomia das cidades.


Prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis, disse que a reforma pode tirar recursos dos municípios de pequeno e médio porte e fazer com que serviços de saúde, transporte e segurança sejam prejudicados.

Presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco (MDB), afirmou que a Casa revisora está aberta ao diálogo e haverá ajustes para que municípios não percam recursos com a reforma tributária.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.