Indígenas têm que ‘tirar tanga e estudar nossa língua’, diz aluno durante evento na Unicamp

Foto: Reprodução/ Instagram

O vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra um aluno do Grupo de Estudos de Filosofia Indígena durante a Unicamp Portas Abertas (UPA), neste domingo (20), desafiando a expositora com falas racistas. O aluno disse que indígenas têm que ‘tirar tanga e estudar nossa língua’, além de ‘se integrar à sociedade’.

O homem é aluno de filosofia da PUC-Campinas e participava do evento. Em nota, a universidade informou que defende e preza, em todas suas atividades acadêmicas e institucionais, uma sociedade justa e fraterna, o que inclui o respeito às origens e às culturas diversas que compõem a nação brasileira. A PUC-Campinas também afirmou que condena com veemência a manifestação do estudante e que a postura do aluno confronta a missão e os valores da instituição.

Em carta aberta, a União Plurinacional dos Estudantes Indígenas (Upei) também comentou o episódio, e afirmou que ‘não aceita a formação de universitários com pensamentos e comportamentos preconceituosos, racistas e xenofóbicos’. O presidente do grupo, Arlindo Baré, afirmou que o comentário reflete o desconhecimento de grande parte da sociedade sobre a cultura indígena. O presidente da Upei também repudiou a fala do aluno.

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp informou, em nota, que a fala do aluno ‘demonstra preconceito e ignorância, desrespeita a diversidade de saberes e culturas, expressa e promove a violência contra os povos indígenas, manifestando um profundo desrespeito aos direitos humanos e incorrendo no crime de racismo’.

Afirmou ainda que o IFCH tomará as ações cabíveis junto às representações dos estudantes indígenas e as demais instâncias responsáveis da Unicamp.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Itatiba terá nova escola estadual de Ensino Médio após mais de 40 anos

Prefeitura de Limeira orienta troca de boletos após extinção da Emdel

Câmara vota projetos sobre incentivos fiscais e habitação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.