Nesta quarta-feira (30), em Campinas, foi realizada uma fiscalização em comércios de recicláveis e sucatas, com o objetivo de coibir furto, roubo e receptação de fios de cobre. A operação “Fio da Meada” foi realizada em 23 locais. A ação foi integrada pela Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar, além da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.
Ao todo, 136 quilos de fios de cobre sem procedência foram apreendidos, e 10 locais foram lacrados. Além disso, 1 homem foi preso, onde no estabelecimento, foi localizada a carcaça de um veículo roubado. Ainda no mesmo local, a polícia também encontrou duas armas e duas espingardas de pressão, que estavam escondidas.
Ao todo, 38 viaturas, 88 policiais e 10 fiscais da secretaria participaram da operação.
Em 20 de junho, uma outra ação nesse sentido foi realizada em Campinas. Na ocasião, 26 locais foram fiscalizados, cinco comerciantes encaminhados à delegacia, um homem procurado pela Justiça foi localizado, e quatro pessoas foram presas em flagrante. Além disso, as forças de segurança fizeram apreensões de porções de cocaína, maconha e haxixe. O número de fio de cobre apreendido não foi divulgado.