Ouça ao vivo

Zé Carlos fala ao MP pela primeira vez sobre denúncias de corrupção

Foto: Enzo Urnhani/CBN Campinas

Às vésperas de completar um ano a operação do Ministério Público que teve como alvos o então presidente da Câmara de Vereadores de Campinas, Zé Carlos (PSB) e o seu ex-subsecretário, Rafael Creato, os promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) ouviram, nesta quinta-feira, o vereador.

Durante à tarde, Zé Carlos compareceu na sede do órgão em Campinas e, pela primeira vez, foi ouvido na esfera criminal sobre a suposta participação dele em um esquema que envolvia contratos da Câmara. Creato já havia sido ouvido pelo MP ainda em 2022.

O advogado de Zé Carlos, Ralph Tórtima Filho informou que o vereador esclareceu todos os áudios, diálogos e que deixou claro o que foi dito e porque foi dito.

A operação do Ministério Público foi realizada em 17 de agosto do ano passado quando equipes se dividiram entre a casa e o gabinete do vereador Zé Carlos e a casa e o escritório de Rafael Creato. À época, foram expedidos mandados de busca e apreensão. Ninguém foi preso.

O caso veio à tona depois que Celso Palma, à época o proprietário da empresa que prestava serviços de operação da TV Câmara denunciar ao MP que a dupla pediu vantagens indevidas para renovar ou manter contratos com empresas terceirizadas da Casa. O próprio MP afirmou que não houve qualquer tipo de pagamento.

Meses depois, Zé Carlos deixou a presidência da Câmara mas segue como vereador, inclusive, na última semana, fez uma das poucas aparições em eventos da Prefeitura, quando discursou na Ceasa, em evento realizado no local.

Já Rafael Creato, havia pedido exoneração do cargo no Legislativo em setembro de 2022.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.