A travessia de pedestres é uma preocupação constante para as autoridades de trânsito nas cidades, já que, segundo a Plataforma Infosiga, os pedestres e os motociclistas são as categorias que mais registram óbitos em acidentes. Nas rodovias essa preocupação é ainda maior. É que embora haja um fluxo menor de pedestres se comparado às ruas e avenidas, o risco acaba sendo maior, dada a maior dificuldade da travessia por conta da largura das rodovias, e da velocidade dos veículos que por elas trafegam.
Uma recomendação importante das concessionárias é que as travessias sejam realizadas somente pelas passarelas, sobre as rodovias, conforme destaca Fernando Oliveira, Coordenador de Operações da concessionária Rodovias do Tietê, que realizou uma ação de conscientização em Campinas nesta terça-feira (8), dia do pedestre. “Estamos com essa ação voltada para conscientização para que o pedestr utilize a passarela, não faça a travessia arriscada por baixo da pista, o investimento é alto para que o pedestre faça o uso da travessia segura, pois o tempo que ele demora para esperar para atravessar de um lado para o outro e o risco que ele tem, é predominante que ele utilize a travessia segura e faça o uso devido da passarela.”
A técnica em enfermagem Rai Costa atravessa rotineiramente a rodovia Campinas-Monte Mor, e conta que sempre utiliza a passarela. “É muito necessário, né? Porque para pra pensar numa rodovia dessa você é sem passarela como que você faz? Embora tem cidadão que arrisque.” De fato muita gente se arrisca, e infelizmente, para muitos, o pior acontece. Segundo a concessionária Rota das Bandeiras, das 25 mortes por atropelamento registradas em todo o Corredor Dom Pedro no ano passado, 12 ocorreram a menos de 500 metros de uma passarela. Inclusive recentemente houve um atropelamento no km 142 da Rodovia Dom Pedro que aconteceu logo abaixo do viaduto dos Amarais, que conta com passagem para pedestres.
A Renovias, que administra rodovias como a Campinas-Mogi, registrou no ano passado cinco acidentes próximos a passagens de pedestres, com quatro vítimas fatais e uma vítima grave. Já nas estradas da Rodovias do Tietê, como a Campinas-Monte Mor, cerca de 9% dos atropelamentos acontecem próximos às passarelas. Todos esses atropelamentos teriam sido evitados caso as travessias tivessem ocorrido com o uso das passarelas.