Obras paradas dentro da Unicamp geram reclamações

Guilherme Leal/CBN Campinas

Obras paradas na Unicamp chamam a atenção e geram reclamações de quem circula todos os dias pelo campus. A reportagem da CBN Campinas observou pelo menos cinco exemplos dessas construções que estão inacabadas há anos.

Uma delas é o prédio que vai receber a sede do SIARQ – Sistema de Arquivos da Unicamp. O alambrado do espaço está furado, permitindo o acesso de qualquer pessoa à construção. Dentro é possível ver uma parede pichada. Do lado de fora não existe nenhuma placa indicando a data de início ou conclusão da obra.


Há alguns metros dali, na rua Daniel Hogan, existem apenas as estruturas do que seriam os três novos Laboratórios Integrados de Pesquisas. De acordo com a Unicamp, eles pertencem à Pró-Reitoria de Pesquisa. Neste caso o alambrado em volta está preservado.

Recentemente a Unicamp anunciou a retomada da construção do teatro do Laboratório do Instituto de Artes. Nossa equipe constatou na última semana que dentro da estrutura há poças de água, que podem servir como criadouro do mosquito da dengue. A estudante Janaina Barbosa Sampaio conta que praticamente não tem mais esperança de ver essa obra pronta.

A reportagem ainda constatou que não havia funcionários trabalhando na obra da biblioteca do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem). Na avenida James Clark existe um outro esqueleto de obra abandonado na área da Faculdade de Engenharia Elétrica.

OUTRO LADO

Em nota a Unicamp informou que foi aprovado em agosto de 2022 o Plano Plurianual de Investimentos. O PPI é um instrumento contínuo, em que projetos, que podem ter duração de dois a cinco anos, poderão ser incorporados ao Plano, ao longo do ano.

O Conselho Universitário já aprovou o primeiro pacote do PPI, que prevê R$ 242 milhões para a realização de obras nos campi da Unicamp em Campinas, Limeira e Piracicaba.

Sobre o prédio do SIARQ a retomada da obra está em fase de licitação, com recursos garantidos, e a execução deve ser iniciada entre o final de 2023 e início de 2024.

Com relação aos prédios dos Laboratórios Integrados de Pesquisa a universidade disse que o projeto executivo está em fase de finalização para contratação da execução da obra, que deve ser iniciada em meados de 2024, e tem valor estimado de R$ 16 milhões.

Sobre o teatro do Instituto de Artes a Unicamp afirma que a obra está em andamento. No momento as obras se concentram na cobertura do prédio e devem terminar em outubro. Em paralelo, estão em desenvolvimento os projetos complementares de instalações, com conclusão prevista para março de 2024.

Já com relação a ausência de trabalhadores na obra da biblioteca do IEL, a instituição afirmou que o contrato foi suspenso para realização de mudanças. A previsão de retomada da obra com a solução para fundação é setembro.

Sobre a obra abandonada na Faculdade de Engenharia Elétrica, a universidade disse que a retomada deve acontecer em meados de 2024.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.