A Prefeitura de Campinas realizou a limpeza de alguns dos monumentos, no centro da cidade, que estavam pichados.
A equipe de reportagem da CBN Campinas, no dia 23 de agosto, observou sinais de vandalismo no busto Júlio de Mesquita, no Centro de Convivência; e também no monumento Bento Quirino, na praça Bento Quirino. Nesta quarta-feira, 30 de agosto, os pontos estavam sem as pichações, indicando que foram limpos pelas equipes da prefeitura.
Fato que foi informado por meio de nota, que a manutenção dos locais estava programada para os dias 24 e 25 de agosto.
A exceção é o busto de César Bierrenbach, em frente à Basílica do Carmo, na região central, que permanece com as pichações. Segundo a prefeitura, a limpeza do ponto está programada para o dia 1º de setembro.
Na Praça Carlos Gomes, o busto de Thomaz Alves ainda não foi reposto. A informação é que ele já foi recuperado, mas ainda não há prazo para que seja colocado novamente.
O município possui 105 monumentos tombados e cerca de 20 não tombados. Segundo o Departamento de Limpeza Urbana, a limpeza dessas peças é feita de forma cuidadosa e com produtos especiais, porque o material dos monumentos não pode ser danificado ou alterado.
A Secretaria de Cultura e Turismo informou “que tem discutido com setores da Unicamp uma alternativa para a reposição dos monumentos depredados, furtados ou vandalizados. Com apoio do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), a proposta é reconstruir a obra em material sem interesse comercial e usar novas tecnologias, como a impressão em 3D para manter a perfeição dos detalhes técnicos e históricos.”
“A educação das novas gerações para a preservação dos monumentos históricos é outra linha de trabalho a que a pasta de Cultura tem se dedicado. Entre as atividades do mês Carlos Gomes, comemorado em setembro, há roteiros com as crianças pelos monumentos em homenagem ao maestro campineiro”, diz nota
Em Campinas, quem for flagrado causando danos ao patrimônio público ou privado será multado em R$3.360. A lei ainda prevê sanções administrativas aos infratores. Em caso de reincidência, a multa será dobrada.
