Projeto prevê jornada reduzida para servidores que tenham dependentes com deficiência

Foto: Pixabay/ Reprodução

A iniciativa propõe reduzir em 16% a jornada de servidores municipais que têm dependentes com deficiência. Segundo a Prefeitura de Campinas, a medida vai beneficiar, inicialmente, 326 profissionais, a maioria da Educação e da Saúde. Com a mudança, quem hoje trabalha 40 horas semanais, por exemplo, terá uma jornada de 33 horas e 20 minutos, ou seja, terá mais 6h40 durante a semana para cuidar do dependente.

O projeto de lei estabelece que o período de redução da carga horária deverá ser usado exclusivamente para os cuidados com o dependente que tenha alguma deficiência. Podem ser considerados dependentes o cônjuge, os filhos, pais e irmãos. No caso de haver dois ou mais servidores responsáveis por uma pessoa com deficiência, apenas um terá direito à redução da jornada.

O benefício só será concedido após a análise de uma comissão técnica específica. De acordo com a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a jornada especial para esses servidores está em estudos desde 2021 e agora, segue para a Câmara Municipal já com o recente reconhecimento do direito pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda segundo a secretária, o projeto foi construído levando em consideração o direito do servidor de cuidar do seu dependente e também a continuidade dos serviços prestados à população.

O projeto foi enviado pela Prefeitura à Câmara de Campinas nesta segunda-feira,14 de agosto. Ainda não há data definida para a votação do projeto na Câmara. A apreciação depende do cronograma da casa.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Itatiba terá nova escola estadual de Ensino Médio após mais de 40 anos

Prefeitura de Limeira orienta troca de boletos após extinção da Emdel

Câmara vota projetos sobre incentivos fiscais e habitação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.