Animais de estimação não são presentes e também não são produtos. É o que disse a Alesp após proibir a venda dos pets em estabelecimentos comerciais. Em Campinas, em vez de comprar, é possível colocar em ação a solidariedade e adotar um cão ou gato. Atualmente 190 animais estão disponíveis.
São melhores amigos de diferentes portes, pelagens e idades que foram resgatados. Todos já foram vermifugados, castrados e identificados com microchips. No caso dos cachorros, eles já são entregues vacinados.
Rogério Menezes, secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável explica quais são os critérios para fazer a adoção responsável passando por uma avaliação individualizada.
Todos os animais abrigados no DPBEA são recolhidos pelo Samu (Serviço Móvel de Urgência e Emergência). São animais doentes, gravemente feridos e ou vítimas de maus tratos, sem tutor ou responsável, e encontrados em vias públicas.
Esses animais somente são disponibilizados para adoção após passarem por tratamento médico veterinário, avaliação do temperamento e, em alguns casos, por ressocialização.
No site Portal Animal da Prefeitura de Campinas é possível obter outras informações sobre os animais disponíveis e até ver fotos deles.