Reabertura do Bosque é total e ocorre com segurança, afirma Paulella

Foto: Guilherme Pierangeli

O Bosque dos Jequitibás, em Campinas, será reaberto neste sábado (12) após exatamente 200 dias fechado. O local e outros parques da cidade foram todos fechados em 24 de janeiro, devido às quedas de árvores que ocasionaram duas mortes, uma na Lagoa do Taquaral, e a outra na área externa do Bosque. Aos poucos os parques foram sendo readequados e reabertos, mas o Bosque acabou levando um tempo maior devido à complexidade da situação das árvores no local.

Segundo o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, o parque reabrirá normalmente, ou seja, sem restrições de público, e no horário habitual: terça-feira a domingo, das 6h às 18h. “É uma abertura permanente, o Bosque está seguro porque as 98 árvores que apresentavam o risco foram suprimidas. Então hoje não existe qualquer risco para o usuário do parque. Todos esses eventos que existiam antes passarão a voltar normalmente a acontecer.”

As 98 árvores extraídas incluem as 23 das 33 que o contra laudo elaborado pela Comissão de Arborização da Câmara de Vereadores indicava a preservação. “Nós reavaliamos as 33, e constatamos que 10 delas poderiam ficar sob observação. Então, nesse período aqui de duas semanas, nós fizemos a supressão de 23, e 10 delas continuarão sob observação. Qualquer anomalia que for verificada, inclinação, elas serão substituídas.”

O Secretário afirma que serão plantadas 25 árvores para cada uma que foi extraída, sendo parteno Bosque, e outras em praças e áreas verdes da bacia hidrográfica do Ribeirão Anhumas. Paulella afirma que até o momento 50 mudas de árvores foram plantadas no Bosque.

Apesar da reabertura, o Bosque e outros parques poderão voltar a fechar momentaneamente, uma vez que em janeiro a Prefeitura definiu que o fechamento ocorrerá sempre que a cidade registrar 80mm de chuvas em um período de 72 horas. “Isso continua porque essa é uma regra que foi editada pela Defesa Civil do Estado, que em casos de acúmulo de 80 milímetros de chuva, num período de 72 horas, os parques devem ser fechados à visitação pública”.

Com a reabertura do Bosque, apenas o Bosque dos Artistas, na região do Swift, segue fechado. A Prefeitura afirma que ele será reaberto em breve, mas sem estipular uma data.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.