Ouça ao vivo

Salão do Humor de Piracicaba agora é patrimônio histórico e cultural

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi registrado como patrimônio histórico e cultural imaterial da cidade, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial do município desta segunda. O pedido estava sob análise do Departamento de Patrimônio Histórico.
Foto: Divulgação

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi registrado como patrimônio histórico e cultural imaterial da cidade, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial do município desta segunda.

O pedido estava sob análise do Departamento de Patrimônio Histórico.

Inaugurada em 1974, em meio à ditadura militar do Brasil, a mostra competitiva celebra 50 anos de existência.

Imagens antigas de Glauco, Millôr Fernandes, os irmãos Caruso e Ziraldo, além de depoimentos de outros ícones do humor gráfico, como Laerte Coutinho e Zélio Alves Pinto, integram pedido de registro de Salão Internacional como patrimônio de Piracicaba.

Para comprovar que se trata de um patrimônio da cidade, o Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu), organizou um vasto inventário com uma série de documentos do acervo do Salão Internacional.

A seleção de materiais organizada para compor a justificativa do pedido inclui fotos antigas, algumas das primeiras edições na década de 1970, algumas em preto e branco, catálogos oficiais de edições históricas da mostra, reportagens da imprensa local e internacional, além de depoimentos de artistas que integraram e ainda fazem parte do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dani Gurgel e Debora Gurgel se apresentam nesta sexta-feira em Campinas

Uma tarde de jazz brasileiro vai acontecer no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp. É o encontro entre Dani Gurgel e Debora Gurgel. As cantoras misturam os sons percussivos do Brasil com as curvas oscilantes do jazz. Crescendo sob a tutela da mãe, Debora Gurgel, Dani encontrou na voz seu principal instrumento, complementando-a com influências de seus anos tocando baixo em bandas de rock e saxofone em renomadas big bands.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.