O número de emplacamentos de carros está crescendo no país, em 2023. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores apontam que, em julho, foram 176 mil automóveis novos emplacados. O número representa uma alta de 24%, em relação ao mês anterior, e 30% no comparativo com o mesmo período do ano passado.
O acumulado do primeiro semestre de 2023 é de 910 mil novos veículos emplacados, uma alta de 11% com 2022.
A região de Campinas também prevê crescimento para o ano.
O otimismo acontece pouco menos de dois meses do anúncio do encerramento do programa do governo federal para estimular compra de carros populares.
Para o presidente do grupo Germânica, Evandro Garms, o setor está se reajustando, mesmo assim, acredita em um aumento de 10% no número de vendas, em relação ao ano passado.
Evandro ainda pontua sobre o despertar do mercado automotivo através do programa e sobre a condição de compra que, segundo ele, impede o avanço.
Com o foco em automóveis híbridos, o grupo inaugurou um novo espaço, em Valinhos. O investimento foi de R$12 milhões na construção, promovendo 40 empregos diretos, e aproximadamente 120 indiretos. A expectativa de vendas é de até 60 carros por mês.