A Agência de Inovação Inova Unicamp bateu recorde de faturamento em 2022, com receita de R$ 249 milhões. O valor representa um aumento de 244% em relação a 2021. A Inova, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da universidade, fomenta o relacionamento entre a Unicamp e as empresas. A professora Ana Frattini, diretora-executiva da agência, comenta o aumento no valor dos convênios, motivado por incentivos fiscais e investimentos obrigatórios para empresas da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O setor de energia, petróleo e gás foi a principal fonte de recursos para a execução das parcerias do Inova em 2022. A professora também cita outras fontes de energia renovável pesquisadas por alunos e docentes da Unicamp que resultaram em tecnologias implantadas no mercado em 2022.
Se destacaram ainda invenções de alunos, pesquisadores e docentes da Unicamp na área de tecnologia da informação, com convênios para desenvolvimento de softwares para empresas de fintech e startups. Hoje, a Inova gerencia um Portfólio de Tecnologias da Unicamp com 1.298 patentes. Só em 2022, foram depositadas 32 patentes, e outras 100 foram concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).