Unicamp vai analisar objetos encontrados em antigo prédio do DOI-Codi

Foto: Hebe Rios/ Divulgação

Novos objetos foram encontrados durante escavações arqueológicas no antigo prédio do DOI-Codi, em São Paulo. O trabalho foi conduzido por pesquisadores da Unicamp, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os objetos serão salvaguardados pela Unicamp, segundo a professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), Aline Carvalho, que atua no projeto.

Os materiais encontrados na investigação arqueológica englobam itens do cotidiano, como papéis de bala, sola de sapato e um tinteiro no local onde os presos durante a ditadura militar eram fichados. A principal descoberta, porém, ocorreu na parede de um banheiro. Inscrições, que sinalizam uma espécie de calendário, foram identificadas pelos pesquisadores, além de vestígios de sangue.

O possível material orgânico de origem humana será analisado pela Unifesp. O DOI-Codi era um dos órgãos responsáveis pela prisão e tortura de opositores ao regime militar brasileiro, entre 1964 e 1985. Mais de 7 mil pessoas foram torturadas nas instalações. Depois, o imóvel, na Vila Mariana, foi usado comercialmente, o que explica as descobertas apenas 38 anos após o fim do regime militar.

A investigação forense e o trabalho de arqueologia ocorreram entre 2 e 14 de agosto.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Itatiba terá nova escola estadual de Ensino Médio após mais de 40 anos

Prefeitura de Limeira orienta troca de boletos após extinção da Emdel

Câmara vota projetos sobre incentivos fiscais e habitação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.