Alzheimer: Conheça 12 fatores de proteção para a demência

Divulgação

Setembro é o mês mundial de conscientização sobre o Alzheimer e embora não haja cura, existem fatores que podem ajudar a diminuir as chances de se desenvolver a doença.

No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Neste ano a Associação Brasileira de Alzheimer lançou uma campanha que tem como foco apresentar para as pessoas 12 fatores que contribuem para a proteção contra a doença.

Jean Pierre de Alencar, geriatra e vice-presidente da seção São Paulo da associação, explica que ações simples como manter contato com a família e amigos, manter o peso, ter uma dieta saudável e praticar exercícios pode aumentar em até 40% a proteção.

Existem mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo vivendo com demência. E a cada 3 segundos alguém no mundo desenvolve demência.

O especialista afirma que o atendimento às pessoas com demência no Brasil tem melhorado no sistema público, mas ainda há muito a se fazer. Principalmente para diminuir o tempo para se diagnosticar a doença.

Mesmo na ausência de uma cura ou tratamentos modificadores da doença, ainda existem medicamentos que podem ajudar com alguns dos sintomas. Alguns sinais podem servir de alerta como dificuldade para encontrar palavras, perda de memória recente, sinais de depressão, entre outros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.