Ouça ao vivo

Atibaia terá que destinar 50% dos cargos em comissão a servidores efetivos 

Foto: Prefeitura de Atibaia

Em ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, a Prefeitura de Atibaia ficou obrigada a destinar, no mínimo, 50% dos cargos em comissão existentes da administração municipal a servidores públicos efetivos.  

O acórdão dá prazo de 180 dias para a tomada das providências cabíveis por parte da administração municipal. 
 Além disso, também atendendo a pedido do Ministério Público de São Paulo, o Judiciário considerou inconstitucional artigo da lei que estabelecia 10% como mínimo das funções comissionadas a serem ocupadas por funcionários efetivos do município.  

Segundo o acórdão, esse percentual é insuficiente para que se atinja o estabelecido pela Constituição.  Para o Tribunal de Justiça, a Câmara de Atibaia deixou de editar um ato normativo específico para complementação do percentual dos cargos em comissão, configurando mora legislativa. 

O que diz a Prefeitura de Atibaia

A Prefeitura da Estância de Atibaia informa que está sendo preparado um novo Projeto de Lei para adequação à decisão judicial. O Poder Executivo respeita as decisões do Poder Judiciário e defende o trabalho de todos os servidores municipais, sejam concursados, designados ou comissionados, pois juntos trabalham e se dedicam diariamente para melhorar cada vez mais a vida das pessoas que moram ou vivem em Atibaia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.