Ouça ao vivo

Bate-boca em Mogi Mirim: vereador recebe voz de prisão por racismo; entenda

Foto: Cláudio Felicio/Portal da Cidade

O vereador de Mogi Mirim Tiago Costa, do MDB, recebeu voz de prisão de um advogado durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Mogi Mirim na noite desta quinta-feira. 

Ele tinha convocado o encontro para discutir a instalação do monumento chamado Pelourinho, que fica em frente à sede do Legislativo.  

O parlamentar defende que o monumento seja transferido para o Centro Cultural da cidade, argumentando que é uma ofensa aos negros. O problema ocorreu porque, como protesto, ele mesmo amarrou um boneco preto no monumento, atitude criticada pela professora Tatiane Guedes 

O advogado Paulo Mena Barreto, que considerou racista a ação do vereador, comentou 

O presidente da Câmara, Dirceu Paulino (Solidariedade), lembrou outros casos em que teria sido ofendido por Tiago, e chamou a polícia. 

Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Mogi Mirim. Na saída, o vereador Tiago Costa se defendeu da atitude tomada nesta quinta-feira, e também com relação a fala do presidente do legislativo, classificando como injusta a acusação. 

Depois de ouvir todos os envolvidos e testemunhas, o delegado de plantão entendeu que o caso não era um ato racista. Porém, a Polícia Civil vai fazer uma nova análise da situação, após apresentação de novas provas por parte das vítimas. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.