A Câmara de Vereadores de Campinas analisa, na sessão desta quarta-feira, um projeto de lei que pretende liberar as catracas dos ônibus do transporte coletivo no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, nos períodos entre 9h às 13h e das 18h às 21h.
De acordo com a proposta, do vereador Rubens Gás (PSB), o interessado terá que apresentar comprovante de inscrição no Enem em que constem o nome do inscrito e as informações da aplicação das provas e documento pessoal com foto.
É a primeira análise deste projeto, que pode esbarrar em um empecilho importante: mesmo em provas do Enem, a frota de ônibus de Campinas tem pouco reforço, e as linhas podem atrasar por causa da verificação dos documentos.
Também em primeira análise nesta quarta está um projeto de Lei do que proíbe a nomeação de agressores de idosos, crianças e adolescentes para cargos em comissão em Campinas, seja na administração direta ou na indireta.
Essa é uma proposta que vem complementar outro projeto, que está na fila para segunda votação, que proíbe que pessoas condenadas por feminicídio ou violência doméstica contra a mulher sejam empossadas ou nomeadas para qualquer cargo público.