Apesar da chuva ocorrida nesta segunda-feira em diversos pontos da região de Campinas, a meteorologia prevê para toda esta semana uma onda de calor extremo em todo o Brasil, com temperaturas que podem atingir 45°C no Centro-oeste.
Já para o Estado de São Paulo, os termômetros podem se aproximar de 40°C com umidade relativa do ar em cerca de 30%, o que caracteriza estado de atenção. A Região Metropolitana de de Campinas pode ter umidade de 25%.
O calor e o tempo seco podem trazer riscos à saúde das pessoas, especialmente para o sistema respiratório. O diretor de Comunicação da Defesa Civil Estadual, Capitão Roberto Farina, faz um alerta sobre a possibilidade de incêndios em áreas de mata, mesmo que não provocados por humanos.
Em períodos de temperatura amena, as queimadas em áreas de mata já representam perigo para o sistema respiratório. Em casos de estiagem extrema, a situação fica ainda pior. Por isso, o diretor da Defesa Civil do Estado pede para que a população denuncie à Polícia Civil pelo 190, Corpo de Bombeiros, por meio do 193 ou à própria Defesa Civil, pelo número 199, quem atear fogo em mata ou soltar balões.
A recomendação da Defesa Civil para que as pessoas evitem problemas respiratórios com o forte calor e a umidade baixa é de que se mantenham hidratadas, evitem exercícios físicos ao ar livre e tentem umidificar os ambientes, especialmente onde moram crianças e idosos.