Ouça ao vivo

Morte de Isabela: laudo aponta que árvore estava em área instável

Foto: Valéria Hein

A Polícia Civil reenviou à Justiça o inquérito sobre a morte da menina de sete anos Isabela Fermino, após ela ser atingida pela queda de um eucalipto na Lagoa do Taquaral, em 24 de janeiro.

O caso foi apurado como morte acidental, mas agora o inquérito trouxe um laudo da Unicamp onde foi indicado que a árvore estava em uma área instável depois de chuvas em dias anteriores.

Na primeira semana de julho, o delegado do 4º Distrito Policial, Maurício Geremonte, enviou o inquérito ao Judiciário sem parecer da universidade estadual sobre as condições da planta e acidente.

Com isso, o Ministério Público devolveu o inquérito à polícia para acrescentar a análise.

A solicitação à Unicamp foi feita pelo Instituto de Criminalística (IC).

Segundo a Polícia Civil, a conclusão é de que o encharcamento do solo resultou na queda da árvore que ainda deixou uma jovem de 27 anos gravemente ferida. Ela precisou fazer duas cirurgias no Hospital Mário Gatti.

O documento, elaborado pelo professor Peter Stoltenborg, do Departamento de Biologia Vegetal da Unicamp, conclui que a árvore caiu por estar em um local instável após as chuvas que atingiram a região.

Segundo o laudo, apesar das amostras do tronco analisadas apresentarem “sinais de injúria e deterioração”, o tronco estava relativamente saudável e estruturalmente íntegro.

Além disso, o documento mencionou que as amostras das raízes coletadas também apresentaram deterioração, mas “elas não permitiram uma avaliação representativa do estado de saúde completo”.

A Polícia Civil informou que ninguém foi indicado porque não houve indícios de negligência ou omissão. O entendimento foi mantido após a divulgação deste laudo da Unicamp.

Com isso, o material da polícia será analisado pelo Ministério Público para definição dos próximos passos.

Em nota, a prefeitura informou que acompanha o caso e continua à disposição do MP e da Justiça.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.