Ouça ao vivo

Opção mais saudável e barata, peixe ganha preferência do consumidor em Campinas

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

O brasileiro come cerca de 10 quilos de pescado por ano, e o pico do consumo ocorre durante a Semana Santa, entre março e abril. Depois, há uma queda até agosto ou setembro, quando o consumo é retomado. Os dados são da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

No Mercado Municipal de Campinas, os lojistas já sentem o aumento no consumo. Sandra Aparecida da Rocha é comerciante e tem uma banca de peixes no local há 17 anos. Ela afirma que as vendas cresceram na última semana, e conta quais são os peixes mais procurados.

Segundo o levantamento da Peixe BR, em 2022 foram produzidas mais de 860 mil toneladas de peixes no Brasil. A tilápia é a mais cultivada na piscicultura brasileira. No ano passado, foram produzidas mais de 550 mil toneladas da espécie. Na banca da dona Sandra, ela também é a favorita dos clientes.

Cada região brasileira tem espécies mais consumidas e mais difundidas. Só de peixes de cultivo há cerca de 20 espécies, com destaque para o camarão e o tambaqui.

A diarista Rosilene Barbosa veio do Maranhão, e encontra as mesmas variedades de peixes da terra natal em Campinas. A diarista também aposta no peixe como uma opção mais saudável pra compor o cardápio.

Já aposentada Ilza Maria de Souza Garcia acredita que além de saudável, o peixe é uma opção mais barata do que a carne vermelha. Ela conta qual é a espécie preferida na hora de economizar. Nesta semana, porém, a aposentada foi ao Mercado Municipal para comprar o porquinho, peixe vendido, em média, a 34 reais o quilo.

De acordo com a Peixe BR, o país registrou aumento de 65% no consumo de peixe nos últimos 20 anos, o que refletiu numa expansão de 60% na produção nacional

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.