Polícia Civil investiga suposto esquema de placas ‘frias’, em Campinas

Guilherme Leal/CBN Campinas

A Operação Prensa teve início na última terça-feira (5) quando policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Campinas em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) fiscalizaram quatro empresas no Jardim do Lago. As empresas são suspeitas de produzirem placas “frias” e não descartarem de forma correta as placas produzidas.

Segundo o delegado responsável, Antônio Dota Junior, a irregularidade acontecia quando as placas eram confeccionadas sem que a numeração fosse cadastrada no sistema do Detran.

A investigação durou três meses e começou depois que um caminhão roubado em Sumaré foi encontrado em Campinas com uma placa “fria”. A partir isso foi instaurado um inquérito pra investigar essas empresas na cidade.

Outra irregularidade apurada é o fato das empresas não devolverem ao Detran as placas excedentes. Uma delas repassou os objetos a um sucateiro, o que é proibido de acordo com a legislação de trânsito.

A investigação também quer confirmar se as empresas agiam em parceria com criminosos que furtavam ou roubavam veículos na região. Depois de roubados, os veículos recebiam uma placa fria, o que impedia que eles fossem rastreados pelas câmeras de segurança.

Em Campinas, 25 empresas são autorizadas a fazer emplacamento, porém, até o momento, apenas quatro foram fiscalizadas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três mil passageiros pulam catracas do BRT todos os dias em Campinas

Combate ao excesso de velocidade vai pautar ações da Semana de Trânsito na região

Caminhão carregado com madeira quebra e trava acesso à Monsenhor João Batista Martins Ladeira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.