Com uma nova janela de transferências envolvendo os clubes eliminados da primeira fase da Série C, a Ponte Preta acertou a contratação do meia atacante Gabriel Santiago. O jogador pertence ao Vitória, mas estava atuando no Náutico.
Aos 23 anos, Santiago foi formado na base do Vitória e chegou ao profissional do time baiano em 2020. No começo da temporada, ele foi emprestado ao Náutico para a disputa do Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C. No total, foram 25 jogos e seis gols marcados em 2023. A última partida do jogador foi no dia 19 de atrássto, no empate do Náutico com o Brusque.
O jogador estava praticamente acertado com o Londrina, mas a Ponte Preta atravessou a negociação e acabou fechando com o jogador.
A CBF definiu através de regulamento que os clubes participantes da Série B tem a possiblidade de contratar jogadores dos times eliminados na primeira fase da terceira divisão do futebol brasileiro dentro do período de 3 a 15 de setembro. Não está descartada a possibilidade de mais reforços no estádio Moisés Lucarelli nos próximos dias.