Ao mesmo tempo em que existem projetos de requalificação, a região central de Campinas preocupa a população e as autoridades municipais por causa da degradação, com pichações, estabelecimentos comerciais fechados e pessoas em situação de rua, algumas usuárias de álcool e drogas, espalhadas pelas vias do Centro.
Nesta semana, dois pontos importantes serão discutidos pelos vereadores de Campinas. Um deles, nesta quarta, é a abertura dos banheiros públicos no período da noite e madrugada, o que não ocorre. Por isso, é comum que algumas pessoas em situação de rua façam necessidades fisiológicas nas ruas. O vereador Cecílio Santos (PT) que apresentou um projeto de lei para a liberação dos banheiros, afirma que é uma demanda de quem cuida dessas pessoas.
Na quinta, a Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre a População em Situação de Rua recebe representantes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) para debater sobre como diminuir a sujeira na região central de Campinas. O presidente da Comissão, Paulo Gaspar (Novo) afirma que é o órgão quem mais tem conhecimento sobre a maneira como as vias são sujas.
Nesta quarta, o projeto da ampliação de horário dos banheiros públicos acontece às 17h. Já a reunião do CEE, no Plenário da Câmara, está agendada para as 14h. Ambos os debates são abertos à presença do público.