‘Tampinhas de amor’: conheça campanha que ajuda pacientes de hospital em Campinas

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Uma corrente do bem iniciada pelo elo entre dois amigos. Foi assim que começou a história da campanha “Tampinhas de Amor”, em Campinas, que arrecada recicláveis para ajudar o Hospital de Amor. A unidade atua na prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Carlos José Lemos e Claudinei Fernandes trabalham na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo trânsito na metrópole. Claudinei foi o primeiro a mobilizar as doações, e conheceu o trabalho por meio de uma amiga que é médica, e falou da campanha.

Carlos também já era voluntário, e quando entrou na Emdec, descobriu que o amigo já arrecadava os materiais. Os dois uniram forças e se inspiraram no projeto de mesmo nome, feito pela Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC). A empresa apoiou os servidores, implantando caixas para a arrecadação dos recicláveis nos terminais de ônibus de Campinas.

A dupla também comanda uma espécie de ‘linha de produção’ em um espaço cedido pela Emdec, onde é feita a separação, limpeza e embalagem das tampinhas. Tudo é voluntário, feito durante o horário de almoço e após o expediente. Carlos conta que a meta é arrecadar um milhão de tampinhas plásticas até novembro.

Na sede da Emdec, na Vila Industrial, também foram instalados pontos de coleta em locais estratégicos, como refeitório e cozinha, onde os funcionários podem depositar as doações. A servidora Fátima Marília Dallapé Salomé Monzani, que trabalha há 25 anos na empresa, foi contagiada pela solidariedade dos colegas.

A iniciativa só cresce, e hoje conta com cerca de 700 voluntários em Campinas e região. A supervisora do Hospital de Amor em Campinas, Thayla Bianca Cobacho Oliveira, conta que a arrecadação é usada para a compra de alimentos, medicamentos, perucas e outros insumos.

O Hospital de Amor nasceu em Barretos e é considerado o maior polo de tratamento oncológico gratuito da América Latina. A unidade de Campinas, na Avenida das Amoreiras, foi inaugurada em 2017 e atende 200 mulheres por dia. Cerca de 95% dos recursos que mantêm a unidade vêm de doações.

Quer ajudar? É só juntar lacres de alumínio e tampas de plástico, que podem ser entregues nos terminais Barão Geraldo, Campo Grande e Padre Anchieta, ou na sede da Emdec, na Vila Industrial.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.