‘Tampinhas de amor’: conheça campanha que ajuda pacientes de hospital em Campinas

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Uma corrente do bem iniciada pelo elo entre dois amigos. Foi assim que começou a história da campanha “Tampinhas de Amor”, em Campinas, que arrecada recicláveis para ajudar o Hospital de Amor. A unidade atua na prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Carlos José Lemos e Claudinei Fernandes trabalham na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo trânsito na metrópole. Claudinei foi o primeiro a mobilizar as doações, e conheceu o trabalho por meio de uma amiga que é médica, e falou da campanha.

Carlos também já era voluntário, e quando entrou na Emdec, descobriu que o amigo já arrecadava os materiais. Os dois uniram forças e se inspiraram no projeto de mesmo nome, feito pela Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC). A empresa apoiou os servidores, implantando caixas para a arrecadação dos recicláveis nos terminais de ônibus de Campinas.

A dupla também comanda uma espécie de ‘linha de produção’ em um espaço cedido pela Emdec, onde é feita a separação, limpeza e embalagem das tampinhas. Tudo é voluntário, feito durante o horário de almoço e após o expediente. Carlos conta que a meta é arrecadar um milhão de tampinhas plásticas até novembro.

Na sede da Emdec, na Vila Industrial, também foram instalados pontos de coleta em locais estratégicos, como refeitório e cozinha, onde os funcionários podem depositar as doações. A servidora Fátima Marília Dallapé Salomé Monzani, que trabalha há 25 anos na empresa, foi contagiada pela solidariedade dos colegas.

A iniciativa só cresce, e hoje conta com cerca de 700 voluntários em Campinas e região. A supervisora do Hospital de Amor em Campinas, Thayla Bianca Cobacho Oliveira, conta que a arrecadação é usada para a compra de alimentos, medicamentos, perucas e outros insumos.

O Hospital de Amor nasceu em Barretos e é considerado o maior polo de tratamento oncológico gratuito da América Latina. A unidade de Campinas, na Avenida das Amoreiras, foi inaugurada em 2017 e atende 200 mulheres por dia. Cerca de 95% dos recursos que mantêm a unidade vêm de doações.

Quer ajudar? É só juntar lacres de alumínio e tampas de plástico, que podem ser entregues nos terminais Barão Geraldo, Campo Grande e Padre Anchieta, ou na sede da Emdec, na Vila Industrial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.