Mais uma vez, a CBN Campinas embarcou no corredor BRT Campo Grande. Agora, na linha BRT20.
O embarque aconteceu na Rua Irmã Serafina, no Centro de Campinas, às 15h10. O trajeto até o Terminal Campo Grande terminou às 16h. Totalizando um percurso de 50 minutos.
Sendo 10 minutos a menos do que o caminho com a linha 212, que entre Centro e Campo Grande, totaliza 1 hora.
Apesar da pouca diferença no tempo, o corredor do BRT abre caminho para o ônibus, que não precisa enfrentar o fluxo de carros, principalmente, na Avenida John Boyd Dunlop. Uma das vias mais movimentadas da cidade.
Ainda no comparativo, o ar-condicionado ameniza o calorão enfrentado pelos passageiros dentro do coletivo. Na linha convencional, são apenas janelas.
A BRT20 para nos pontos da Prefeitura, Avenida Orosimbo Maia e segue pelo Terminal BRT Mercado, onde uma grande parte de passageiros embarcou. De lá, continua pelo corredor, parando somente nas estações, que contam com portas automáticas e abrem apenas com a chegada do ônibus.
Como na grande maioria dos convencionais, são duas portas para o embarque e desembarque dos passageiros.
Mesmo não sendo considerado horário de pico, no período das 15h, grande parte das pessoas já se acomodavam em pé.
Para tentar amenizar essa situação, a Emdec deve aumentar a frota da BRT20, adicionando 2 carros, a partir desta quinta-feira (26). A razão apontada é a superlotação.
Campinas conta três corredores BRT, que totalizam 36,6 km, em eixos como as avenidas John Boyd Dunlop, Amoreiras e Ruy Rodriguez.
O Corredor Campo Grande tem 17,9 km, 3 terminais e 17 estações.
A linha BRT20 circula desde 25 de novembro do ano passado, no corredor, entre os terminais Mercado e Campo Grande.
Desde o dia 20 de outubro deste ano, entrou em circulação, neste trecho, a BRT21, semiexpressa. Linha que a CBN Campinas embarca na próxima reportagem.