Câmara vota projeto que permite acompanhante para mulheres em exames com anestesia

Foto: Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Campinas deve votar, em primeira análise, nesta quarta-feira, um projeto que prevê a permissão de acompanhante para mulheres durante a realização de exames ou procedimentos que utilizem sedação ou anestesia que deixem a paciente inconsciente.

O projeto foi protocolado após a explosão de casos de assédio sexual praticados por médicos e outros profissionais da área no país nos últimos meses.

Também previsto para ser votado em primeira análise na quarta-feira está um projeto de Lei que determina regras para oferta de métodos contraceptivos para a população em idade reprodutiva.

A proposta determina a todo e qualquer cidadão o acesso a todos os métodos contraceptivos, reversíveis e permanentes, disponibilizados na rede pública municipal de saúde, por meio de ações que assegurem os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

Entre outras medidas, o texto também prevê que qualquer pessoa, incluindo adolescentes, que buscar métodos contraceptivos na rede pública municipal de saúde deve receber amplo aconselhamento focado na autonomia e na garantia do direito ao exercício livre e seguro da sexualidade e à escolha quanto à gravidez e ao momento de engravidar.

Nos demais projetos do dia, estão previstas várias homenagens e condecorações.

A sessão começa às 18h no Plenário, na Avenida Engenheiro Roberto Mange.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pedágios da Via Colinas agora aceitam cartão de crédito por aproximação

Começa construção do Anel Viário de Cordeirópolis

Pés descalços no frio podem trazer resfriado? Descubra!

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.