Campinas reduz taxa de mortalidade infantil no 2º quadrimestre

Foto: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas

Campinas reduziu a taxa de mortalidade infantil para 8,3 a cada mil bebês nascidos vivos durante o 2º quadrimestre de 2023. A cidade voltou a ter dígito único para o indicador, após encerrar o 1° quadrimestre deste ano em 11,4. Andréa Maria Campedelli Lopes, coordenadora da área da criança e adolescente do Departamento de Saúde, explica que o resultado do primeiro quadrimestre foi influenciado por fatores como o aumento da demanda por UTI neonatal, já que Campinas é referência na região para o atendimento.

Foram 48 óbitos de bebês no primeiro quadrimestre deste ano contra 21 no segundo quadrimestre. A nova taxa de mortalidade infantil também é inferior à de 9,63 contabilizada no mesmo período do ano passado, e mais positiva que a meta de 9,99 estipulada para este ano. A coordenadora cita que foram reforçadas ações preventivas, como o acompanhamento pré-natal e o incentivo ao aleitamento materno.

O atendimento às gestantes pelo SUS Municipal ocorre nos 67 centros de saúde. Os nascimentos pela rede municipal ocorrem nos hospitais Maternidade de Campinas e PUC-Campinas. Já pela rede estadual, os nascimentos ocorrem no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), na Unicamp.

A taxa de mortalidade infantil é um dos indicadores mais usados para medir condições de saúde da população, em especial das crianças com menos de 1 ano, e do Sistema de Saúde Municipal. A meta de Campinas é permanecer sempre abaixo de 10 e, com isso, se aproximar da média entre 8 e 9 alcançada por países considerados desenvolvidos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Falta d’água em Americana: nível dos reservatórios aumenta pouco, mas longe do ideal

Após quase dez anos fechado, Clube Cultura reabre com aulas de artes marciais em Campinas

Quatro mulheres acusam vereador de Piracicaba de crimes sexuais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.