Casos de covid-19 em Campinas seguem em queda, mas com subnotificação

Foto: Prefeitura de Campinas

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que Campinas mantém cenário considerado estável para casos positivos de covid-19, apesar de ter registrado redução na taxa de positividade para testes no período de 24 a 30 de setembro. Nesta semana, a cidade totalizou 1.010 testes para covid-19, dos quais 318 indicaram resultado positivo, com índice de 31,5%.

No período entre 17 e 23 de setembro, Campinas somou 1.457 testes, com 524 confirmações da doença e percentual de 35,9%.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, a baixa ocorreu uma semana após a cidade ter verificado o maior índice no ano, mas o Devisa destaca que existe subnotificação das avaliações com resultado negativo para a doença, sobretudo por causa de testes caseiros.

O órgão afirma ainda que houve mudança no perfil de quem busca o teste. Na maioria das vezes, apenas moradores que apresentam sintomas respiratórios mais significativos ou quando há maior probabilidade de ter sido infectados têm feito os testes.

A taxa de positividade significa a quantidade de diagnósticos para a doença em relação ao total. 

Entre 19 de fevereiro e 19 de março, Campinas chegou a ter média de 4,3 mil testes semanais, o que indica maior procura por avaliações naquele período. Neste intervalo avaliado, o maior número de testes positivos foi de 744, entre 26 de fevereiro e 4 de março.

Mesmo com a estabilidade nos casos de covid-19, o Devisa reforça a importância da atualização vacinal. A dose bivalente segue disponível nos 67 centros de saúde de Campinas, indicada para pessoas a partir dos 12 anos como dose de reforço para melhorar a resposta do sistema imunológico.

Até o último dia 10 de outubro, Campinas registrou 289.891 casos positivos de covid-19 e 5.509 mortes provocadas pela doença.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.