Em entrevista à CBN Campinas nesta segunda-feira (2), o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o Deputado Federal, Jonas Donizette, falaram sobre a situação da região central de Campinas, e o que o município e os parlamentares têm feito para reverter o processo de degradação do Centro.
Dário lembrou da lei que reduz impostos e incentiva a reforma de imóveis no Centro, que já está em vigor, e citou outro projeto que está tramitando na Câmara de Campinas. “Dentro dessa perspectiva, setores como de saúde, educação, segurança, terão o mínimo da alíquota mínima do ISS. Se uma faculdade, uma escola, paga 5% de ISS numa região de Campinas, no centro vai ser 2%. E aquelas que estão lá terão a redução. Todos terão alíquota mínima de ISS nesses segmentos.”
Já Jonas Donizette citou a necessidade de aumentar o número de habitações no Centro, e ações que estão sendo tomadas em Brasília que podem ajudar na situação do Centro de Campinas. “O que a gente tem que colocar no Centro é moradia, porque se você tem um centro movimentado durante o dia e à noite não tem ninguém, vai continuar o problema. Então no novo Minha Casa Minha Vida nós fizemos um espaço para moradias desocupadas no Centro poderem ser usadas novamente, reformadas. E o segundo ponto, na reforma tributária, nós fizemos um ponto que passou despercebido, que é o único incentivo que permaneceu para as cidades, para revitalizar prédios que ficam na região central.
Dário comentou ainda sobre como estão as tratativas para obtenção de verbas junto ao Governo Federal para obras contra enchentes em Campinas. “O deputado Jonas Donizette me acompanhou lá em Brasília, no Ministério das Cidades, para viabilizar investimentos em obras contra enchentes. Estamos também com projetos avançados no BNDES e os projetos executivos estão finalizados, revisando o orçamento para lançar o edital de licitação. A primeira obra é um piscinão de alta complexidade na cabeceira da Princesa d’Oeste, ali próximo ao Jardim São Fernando. É uma obra que logo logo está entrando em licitação.”