Em apoio à greve na USP, alunos e trabalhadores protestam na Unicamp

Foto: Jorge Talmon/ EPTV

Trabalhadores e estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fazem um ato nesta terça-feira (3) em apoio às greves realizadas em São Paulo. Eles protestam contra a privatização de órgãos estaduais e a precarização das instituições públicas de ensino.

As ações começaram por volta das 7h. Houve pontos de bloqueio nas entradas para veículos até 9h, quando o tráfego foi liberado. Nas redes sociais, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) publicou que diversos centros acadêmicos aderiram ao ato.

O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) informou à CBN que em Campinas, a manifestação também reforça os pedidos por aumento no vale-refeição, abono e contra a instalação de ponto eletrônico, que motiva uma greve na universidade desde agosto.

Em São Paulo, a greve da Universidade de São Paulo (USP) é motivada principalmente pela falta de professores na maior universidade pública do país. De acordo com a Associação dos Docentes, faltam aproximadamente 1.000 professores na USP atualmente.

Os estudantes estão em greve desde o dia 21 de setembro. A mobilização começou com alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e já se estendeu a cerca de 65 cursos. Recentemente, a reitoria da universidade informou, em nota, que a contratação de docentes já começou a ser debatida na mesa de negociações, mas ainda sem conclusão. A próxima reunião ficou marcada para esta quarta-feira, dia 4 de outubro. Enquanto isso, a paralisação dos alunos da USP continua.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Falta d’água em Americana: nível dos reservatórios aumenta pouco, mas longe do ideal

Após quase dez anos fechado, Clube Cultura reabre com aulas de artes marciais em Campinas

Quatro mulheres acusam vereador de Piracicaba de crimes sexuais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.