A partir de segunda-feira, dia 16, 10 linhas do sistema convencional deixam de circular no corredor exclusivo do BRT. Segundo a Emdec, a mudança acontece por conta da nova operação do BRT Campo Grande.
Passam a transitar pelo pavimento comum e atender as paradas existentes, à direita da via, as linhas 212 e 214 (Terminal Itajaí); 221 (Satélite Íris IV); 222 (Jardim Florence); 223 (Satélite Íris III); 224 e 225 (Residencial Sírius); 228 (Princesa D’Oeste); 229 (Jardim Florence II); e 231 (Satélite Íris I).
Agentes da Emdec estarão posicionados nos pontos de parada com maior demanda de usuários para orientar sobre as mudanças e acompanhar as travessias de pedestres.
A Emdec justificou a mudança dizendo que busca estimular a migração gradativa para as linhas BRT, que terão mais agilidade no deslocamento, além de contar com estações e terminais mais modernos e confortáveis.
As linhas 212 e 229 retomam o atendimento pelas ruas Dr. Salles Oliveira, no sentido Centro, e Bueno de Miranda, no sentido bairro, deixando de circular no BRT Perimetral, nos dois sentidos. Nos novos trajetos, serão atendidos oito pontos no sentido Centro, na Salles Oliveira; e cinco no sentido bairro, na Marquês de Três Rios, Bueno de Miranda e Joaquim Villac.
A partir do dia 20 de outubro, o BRT Campo Grande terá duas novas linhas semiexpressas que vão até o Terminal Mercado – BRT21 partindo do Terminal Campo Grande, atenderá também ao Corredor Central; e BRT26 partindo do Satélite Íris – e uma paradora (BRT25, partindo do Satélite Íris e chegando até o Corredor Central).
Além disso, a linha BRT20, criada em novembro de 2022, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central.
Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.