Emdec inicia migração para linhas do BRT e amplia frota do BRT 20

Divulgação/Emdec

A Emdec iniciou nesta semana um processo de migração antecipada de usuários das chamadas linhas convencionais para para as linhas do BRT. Uma medida que gerou reclamações foi a mudança da faixa de tráfego das convencionais, que deixaram o corredor BRT e passaram a utilizar as marginais da avenida John Boyd Dunlop, medida tomada para tornar as viagens das linhas BRT mais eficientes.

Outras alterações estão ocorrendo ao longo da semana. Segundo o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, as mudanças estão acontecendo aos poucos para que a transição ocorra de forma tranquila. “O BRT foi feito para ser alimentado pelos bairros, são linhas que saem dos bairros e vão até os terminais, e dos terminais as pessoas vão até o seu destino na região central. Então desde o início nós procuramos trabalhar para ser uma transição tranquila. O que é isso? É deixar as linhas, as atuais aqui no caso, deixar essas linhas à disposição do usuário do transporte, só que ele vai ter que andar agora no lado direito (da John Boyd Dunlop), porque ele não é um BRT”.

E nesta terça-feira (17) a frota da linha BRT20 passou a contar com mais dois veículos, passando de oito para 10 no total. Segundo a Emdec, o monitoramento da operação realizado entre 16 e 17 de outubro identificou acréscimo de cerca de 20% na demanda, o que corresponde a cerca de 4 mil usuários. Até sexta-feira, dia 20, a linha BRT20 mantém a operação atual, com atendimento até o Terminal Mercado. Mas outras mudanças estão previstas no BRT Campo Grande. “Nós vamos ampliar muito essa operação agora colocando mais 19 ônibus a partir de sexta-feira (20), mais três linhas né, duas semi expressas e mais uma paradoura, que quer dizer que ela vai parar nos terminais e nas estações, e uma grande novidade é que o BRT até um tempo atrás ele ia até o Terminal Mercado, ele iria parar, mas ali decidimos que a partir do dia 20 essas linhas vão fazer o rótula né, a BRT 20 e a BRT 25”.

Com isso a operação do BRT Campo Grande terá ao todo quatro linhas a partir de sexta-feira. Segundo a Emdec, haverá em média um ônibus a cada cinco minutos nos horários de pico, circulando entre os terminais Satélite Íris e Mercado, totalizando 27 veículos. A Emdec estima que a economia no tempo de viagem será de, em média, de 10 minutos. Mais informações sobre a nova operação do BRT podem ser consultadas no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.