O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, participou de um evento informal neste sábado no Pátio Ferroviário de Campinas para anunciar o trecho do Trem Intercidades que vai ligar o município à capital paulista, com parada em Jundiaí.
Tanto o governador quanto políticos ligados à região discursaram, mas não foi apresentado ao público um projeto, que já está pronto, pois o edital foi publicado no dia 29 de setembro.
Tarcísio revelou que já existem quatro empresas, nacionais e estrangeiras, interessadas na operação do trem de média velocidade por meio de parceria público-privada e o cronograma prevê a inauguração do trem Intercidades em 2031, dois anos depois do Trem Intrametropolitano, que terá paradas em diversos municípios e deve chegar a Campinas.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, afirma que o transporte ferroviário entre as duas regiões metropolitanas é uma alternativa necessária para desafogar o trânsito pelo sistema Anhanguera-Bandeirantes.
O leilão para escolher a empresa que vai implantar e operar o Trem Intercidades acontece em 29 de fevereiro do ano que vem.